Sustentabilidade

Sustentabilidade

Sempre preocupados com os impactos que podemos causar ao meio ambiente, nós da Paraguaçu Têxtil, elaboramos diversas práticas sustentáveis em todo nosso processo produtivo.

Todo nosso efluente industrial é enviado para uma ETE (Estação de Tratamento de Efluentes) que realiza os tratamentos necessários para devolver a água à natureza. Constantemente a qualidade da água é analisada e apresentada aos órgãos de fiscalização.

Nosso objetivo é atuar cada vez mais de maneira consciente e com atitudes éticas que promovam sustentabilidade e preservação do meio ambiente, priorizando práticas que minimizem os impactos ambientais gerados no processo desde o desenvolvimento dos nossos produtos.

Com o foco em reduzir o consumo de água utilizado, iniciou-se um trabalho de mudança dos processos, onde atingimos uma economia em torno de 50% do consumo de água, e temos acompanhado mensalmente com indicadores industriais para comprovar a efetividade nos processos.

Todos resíduos provenientes de nossos processos de tingimento e acabamento são direcionados para nossa estação de tratamento de efluentes ( ETE ), onde iniciará todo processo de tratamento, acompanhado por análises químicas que nos permitirão devolver a água ao meio ambiente atendendo a todas condicionantes dos órgãos ambientais, os resíduos sólidos provenientes deste processo são encaminhados a empresas de compostagem certificadas.

A compostagem é realizada em área licenciada, com solo adequado e distante de coleções hídricas superficiais e subterrâneas, dentro dos limites legais e de segurança ambiental de acordo com estudos hidrogeológicos realizados.

Após esse processo os resíduos reciclados se transformam em um produto estabilizado e rico em nutrientes, os fertilizantes, que serão usados na agricultura. Esse composto orgânico restaura os mecanismos naturais de recuperação da capacidade de fertilidade do solo e o seu equilíbrio biológico.

Pensando em sustentabilidade os resíduos de algodão que são retirados da linha de abertura do setor de fabricação dos fios, são reprocessados em uma máquina chamada Cotônia, onde ao passar por este processo, retiramos impurezas do resíduo de algodão, retornando o algodão para o processo de abertura novamente, e enviando o restante das impurezas a empresa de compostagem certificada.

A Paraguaçu Têxtil está inserida no programa de Mercado Livre de energia, que propicia estímulo ao desenvolvimento de energia limpa através de fontes renováveis, como as energias solar e eólica, e assim contribui para diminuir o impacto ao meio ambiente.

Para alimentação das áreas externas, restaurante e áreas de apoio da empresa, foi instalado uma usina solar própria para geração de energia elétrica.

Uma das nossas fontes de energia do processo produtivo é a utilização de biomassa de eucalipto, usamos na alimentação de nossas caldeiras. Somos auto suficientes em madeira, consumimos somente madeira proveniente de nossa área de reflorestamento, onde cuidamos desde o plantio até as etapas de corte e envio ao processo industrial.

Durante o processo de consumo de biomassa, é feita a medição da quantidade de material particulado que é lançado na atmosfera, e assim atendemos as condicionantes ambientais e preservamos o meio ambiente.

Temos o compromisso de buscar constantemente soluções ambientais, melhorando a cada dia os processos, e compromissos com nossa cadeia produtiva.

Certificações Globais