SEMANA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE: Algodão BCI

Somos membros do Better Cotton Initiative (BCI) desde dezembro de 2018 e, antes mesmo dessa certificação, já consumíamos também o Algodão Brasileiro Responsável (ABR). Mas o que significam esses dois termos? Em ambos, os produtores desta fibra, que é a natural mais utilizada do mundo, se comprometem em realizar boas práticas sociais, ambientais e econômicas. Todo Algodão com selo ABR também pode ser certificado como BCI, pois os critérios e parâmetros do Algodão Brasileiro Responsável são tão rigorosos quanto às normas do Better Cotton. Isso faz do Brasil o maior produtor de Algodão Better Cotton do mundo!

A fibra é semeada em território nacional nos meses de fevereiro e março. Posteriormente é colhida entre setembro e dezembro. As fazendas produtoras de algodão recebem uma criteriosa avaliação e fiscalização destes órgãos, safra a safra. Estes são controlados a partir de critérios como: origem e qualidade da fibra, cuidado e preparação do solo, plantio e colheita, condições dignas aos trabalhadores rurais, contenção na utilização de produtos nocivos a saúde e ao meio ambiente, entre outras regras. Há um ponto importantíssimo a ser ressaltado que é a rastreabilidade do algodão no mercado da origem até a transformação em produto final.

Para que o cliente final, consumidor da peça, possa ter acesso a toda a origem da matéria-prima presente em sua roupa, é necessário que toda a cadeia esteja interligada e certificada pelo BCI: Fazenda de Algodão > Fiação > Tecelagem > Confecção. Esta interligação é feita da seguinte maneira: existe uma “moeda” que utilizamos internamente, a qual transferimos de indústria para indústria, tudo dentro da plataforma Better Cotton Initiative. É este processo que garante a rastreabilidade do algodão. O Algodão é a fibra que movimenta o Denim. E o Algodão BCI movimenta a Paraguaçu Têxtil, pois todos os produtos do nosso catálogo têm em sua composição o Better Cotton. Se a sua confecção já realizou o processo de certificação BCI, ela pode solicitar a transferência de BCUs nas suas próximas compras. Converse com o seu representante ou o nosso setor de Marketing para mais esclarecimentos. E se a sua confecção pretende se certificar em breve, indicamos os seguintes sites para mais informações: https://www.abrapa.com.br/Paginas/sustentabilidade/better-cotton-initiative.aspx https://bettercotton.org/