Do algodão colhido à peça de roupa: como é produzido uma calça jeans?

Que o jeans é a peça mais utilizada pela maioria dos brasileiros você já deve saber. Mas, já parou para pensar como é a produção dessa queridinha dos nossos guarda-roupas? 

O jeans é produzido ao redor de todo mundo e já falamos um pouco sobre a sua história aqui. No blog de hoje, iremos te contar a forma que, da colheita de algodão, ele se torna a calça jeans que está no seu closet.

A colheita do algodão e a produção do denim:

É a partir dos campos de algodão que se inicia a produção do jeans. A planta é colhida através de máquinas específicas. Além disso, o algodão precisa passar por um processo de limpeza intenso para que não fique nenhum resíduo nele. 

Todo esse processo é feito para que o algodão seja transformado em denim. Mas, antes disso, os fios da planta são separados, desembaraçados para que seja criado um fio resistente. 

Além disso, também é feito o processo de tingimento das fibras do algodão. Assim, ele é imerso em uma solução para dar a cor desejada. 

Após isso, as máquinas para a criação do denim são acionadas, os quais sofrem um intenso e exigente processo de testagem, garantindo a qualidade do produto final. 

O Corte e a modelagem das peças:

Após todo o processo de transformação do denim em jeans, é preciso realizar o corte e a modelagem das peças. 

Dessa forma, através de programas de computador são criados os moldes para a criação das peças. Tais moldes são colocados em cima dos tecidos para que seja realizado o corte de acordo com o que foi pedido. 

Após isso, o jeans ganha forma no setor de costura, é engomado, para que os fios se unam mais e lavado. Eles também podem passar por processos específicos para os modelos de jeans desejados. 

Por exemplo, se a peça final é um jeans destroyed, ele passará por mais ações para que seja produzido. 

Na Paraguaçu Têxtil 

Possuímos uma máquina integrada que realiza uma série de verificações para garantir que o denim seja de alta qualidade.

Assim, temos o compromisso de entregar para os nossos clientes o que há de melhor no mercado. Para isso, os processos de produção do denim são feitos por profissionais de qualidade e por um maquinário moderno.