TROCAS E HÁBITOS SUSTENTÁVEIS QUE LEVAM A UMA VIDA (QUASE) ZERO LIXO

Que tal conferir algumas dicas de trocas sustentáveis que podem levar você a uma vida de pouco/quase zero consumo e produção de lixo?

Nós, da Paraguaçu, preparamos algumas tips especiais. Da separação do lixo à prioridade para itens fabricados com responsabilidade socioambiental, transformar o mindset pode te surpreender com ainda mais conforto, saúde e qualidade de vida.

Quer ver algumas ideias? Se liga só!

1) SHAMPOO E CONDICIONADOR EM BARRA: BARRA SÓ NO NOME; O USO É SUPER FÁCIL

Além de não usar plástico nas embalagens, shampoos e condicionadores sólidos consomem quase 80% menos de água que os mesmos cosméticos em líquido ou gel. E tem um plus: são feitos com ingredientes 100% vegetais, totalmente biodegradáveis e sem derivados químicos, fazendo um bem absurdo para a saúde dos cabelos e da pele.

Algumas marcas já estão fabricando. Que tal experimentar?

2)   A FAVORITINHA: ECOBAG

Segundo a Agência de Proteção Ambiental (EPA), mais de 3 trilhões de sacolas plásticas são consumidas a cada ano em todo o mundo.

Ter sua própria embalagem/bolsa para compras ou transporte de utensílios, portanto, te afasta desta cadeia tenebrosa, que atola a natureza de lixo e ameaça espécies em terra e na água.

Vale lembrar que todos os pacotes usados pelo comércio têm seu custo embutido nas vendas, então usar ecobags também impacta positivamente no bolso $$$.

3)   COLETORES MENSTRUAIS: AMOR ETERNO

Ainda falando de descartáveis, os absorventes menstruais não são muito diferentes das fraldas. Além de levar aproximadamente 100 anos para decomposição na natureza, eles podem causar assaduras, alergias e infecções pela presença de fragrâncias, corantes e materiais sintéticos, sem falar que prejudicam a ventilação e favorecem a proliferação de bactérias.

Alternativas mais sustentáveis como coletores, calcinhas absorventes e modelos de pano têm conquistado muitas mulheres. Escolhendo o modelo adequado para cada fluxo, não vaza e traz conforto e segurança para você.

4)   DESINFETANTES DA NATUREZA: CASINHA LIMPINHA E CHEIROSA

Os detergentes industrializados podem ser trocados por alternativas mais sustentáveis. Quem não gosta de uma casa cheirosa e limpinha? A boa notícia é que com insumos naturais e biodegradáveis a gente pode manter tudo limpinho sem prejudicar a saúde e a natureza – além de gastar bem menos.

Vinagre, bicarbonato de sódio, limão e água quente fazem milagres pela higienização e desodorização de ambientes, funcionando, inclusive, como poderosos desengordurantes. Amamos!

Gostou? Acompanhe os próximos textos da Paraguaçu, que vem com um blog exclusivo e super especial sobre temáticas de moda e sustentabilidade. Confira outras sugestões de hábitos mais sustentáveis em futuras postagens.